HANCS lança coleção “Sementes” criada e desenvolvida pela Spread Design Studio

Dentre os serviços que mais realizamos aqui na Spread, está a criação de coleção completa para marcas de moda. Fomos procurados pela HANCS, marca do Rio de Janeiro, para desenvolver a coleção “Sementes” junto com a equipe interna deles. Essa coleção seria a responsável por marcar uma nova fase da empresa, estreando a nova identidade visual e o novo nome (ambos também desenvolvidos por nós na Spread).

Para esse projeto, a proposta era ter o mundo da jardinagem e da botânica como guia principal. A partir desse conceito definido, fizemos uma pesquisa de referências em uniformes e merchandisings de empresas ligadas a paisagismo e jardinagem, alinhada a uma pesquisa mais abrangente das tendências de moda e de mercado. A pesquisa foi responsável por pautar a escolha de todos os gráficos, paletas de cores e tecidos.


Após o colhimento das referências, foram desenvolvidas dez peças, incluindo três t-shirts, dois shorts, um macacão jardineira, dois bonés, uma tote bag e um vaso de suculentas. Atuamos na criação das estampas, desenvolvemos croquis e fichas técnicas para a produção de todas elas.

Para fortalecer o conceito da coleção, desenvolvemos um personagem chamado Velho Bento. Tudo foi escolhido com o propósito de contar uma história, desde as características físicas do personagem, até a idade e o nome. Esse storytelling foi aplicado em diversas estampas da coleção “Sementes”, e também no vaso para suculentas, produto-chave que merece destaque.


Aqui na Spread, fomos responsáveis por criar a peça do zero, passando pelos processos de desenvolvimento, prototipação e produção. O vaso foi criado primeiramente no formato 2D e, a partir disso, fizemos uma modelagem 3D com o Gustavo Castelucci, parceiro da Spread. Depois, fomos para a fase de prototipação: fizemos uma impressão 3D do produto para que pudéssemos visualizar o resultado final e fazermos as alterações cabíveis e necessárias. Feito isso, partimos para desenvolver um molde em silicone que viabilizasse a produção em escala do produto. Com o molde de silicone em mãos, a produção é feita com cimento branco, material mais resistente à água.

Dessa forma nasceu o vaso Velho Bento. A proposta do produto é ser mais do que um simples vaso de suculentas, podendo explorar a sua versatilidade para ser usado de diversas formas, seja como porta-treco, objeto de decoração, peso de papel ou como a imaginação permitir. Também é possível pintar a peça e personalizar da forma que se quiser.

Para a divulgação do produto, também fizemos a direção e produção de um vídeo de apresentação. A proposta do vídeo era ter uma pegada cômica, então pensamos em todo o roteiro partindo dessa ideia, e fizemos a captação dentro do nosso próprio Studio, na sede da Spread, junto com o parceiro e videomaker Artur Simmer.

Para conferir o resultado completo da coleção e adquirir os produtos, acesse o site da marca.